Atenção, cursistas!!
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
ALTERAÇÕES - IMPORTANTE
Atenção, cursistas!!
A data da atividade de filmagem (atividade 08) foi modificada: a entrega será no dia 13/09.
Bom trabalho!!!
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
ATIVIDADE A DISTÂNCIA 08
O CURRÍCULO NA AÇÃO
Conheça o Projeto desenvolvido na aldeia dos índios Kuikuro, uma experiência que articula projeto, tecnologia e currículo.
Leia a matéria no link a seguir:
CURRÍCULO, UMA PRÁTICA SOCIAL
Sendo o currículo uma prática social, podemos dizer que no projeto dos índios Kuikuro o currículo se desenvolve desde a concepção do projeto e roteiro, quando foi necessário repensar sobre a cultura e vida dos indígenas.Em seguida, o currículo se expande e integra o processo de reconstrução e registro da história, contexto e cultura do povo indígena com o uso de instrumentos culturais produzidos pela sociedade globalizada. Esses instrumentos também fazem parte do currículo e estruturam os modos de representação e atribuição de significados dos conteúdos registrados.
Para chegar à produção do vídeo, foi concebido um projeto e especificado um roteiro, porém, ao comparar o resultado alcançado com a proposta inicial, percebe-se que durante a trajetória da produção ocorreu um processo de transformação. O uso de tecnologias para produzir o vídeo e, simultaneamente, registrar o processo desenvolvido ao longo do projeto permite identificar quais conhecimentos mobilizados na ação foram previstos e quais conhecimentos emergiram no andamento da ação sem que fossem previstos a priori. Assim, as tecnologias ajudam a registrar processos e produtos envolvidos em um projeto e explicitam os conhecimentos trabalhados, isto é, o currículo vivido.
Compreender este contexto de um projeto sociocultural com o uso de tecnologias, cuja trajetória delineia um currículo informal desenvolvido fora do âmbito escolar, permite alargar nossa visão para entendermos o currículo em situação de educação formal.Muitas vezes o currículo é percebido como um documento que organiza um plano de trabalho educativo com os conteúdos, métodos, estratégias e tempos para as atividades de disciplinas ou áreas de conhecimento, constituindo-se como um conjunto de prescrições que serão dinamizadas na prática pedagógica, o que se assemelha ao roteiro elaborado para a produção de um vídeo.Também na situação escolar, as estruturas curriculares instituídas a priori nas “grades curriculares” se atualizam e alteram no momento do ato pedagógico, transformando o currículo prescrito, que é reconstruído em função das significações atribuídas no contexto da prática socioeducativa.
O currículo construído na ação, isto é, o vivido na prática concreta, pode ser identificado por meio da exploração das características interativas e de registro das TIC, as quais propiciam:
- Acompanhar e recuperar as trajetórias delineadas no desenvolvimento de projetos;
- Reconhecer as narrativas curriculares individuais que expressam as inter-relações entre informações e conhecimentos com o uso de diferentes mídias e linguagens, os significados atribuídos em ato;
- Identificar os conhecimentos mobilizados na ação, que se referem tanto aos conhecimentos historicamente produzidos e organizados em materiais didáticos, como aos novos conhecimentos construídos pelos alunos.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NUMA ESCOLA APRENDIZ
Conforme lembra a autora Thurler (2001), um projeto tem maiores chances de se concretizar quando seus objetivos são realistas, uma vez que o projeto “necessita, em primeiro lugar, explorar os possíveis, depois cristalizar uma escolha, a seguir especificar o que se quer e o que se pode e, enfim, realizar, ou seja, passar à ação (DEVELAY, 1994, p. 25)”.
Saiba mais:
ATIVIDADE A DISTÂNCIA 07
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
APRESENTAÇÃO - EIXO 2 - CURRÍCULO
No eixo 2 do curso Elaboração de Projetos, nos dedicaremos ao desenvolvimento do PITEC – Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo, em articulação com estudos que propiciem melhor compreender o que seja o currículo que se constrói à medida que se desenvolve o projeto.
Para que o desenvolvimento de projetos traga efetivas contribuições à aprendizagem e propicie uma educação de qualidade, é fundamental considerar os instrumentos e linguagens que fazem parte da cultura da atual geração de alunos que hoje frequenta as escolas e vive na cultura digital da televisão com controle remoto, do telefone celular, do computador, mouse e internet. Ainda que muitas vezes poucos desses recursos estejam em seus lares, as crianças e jovens dessa geração estão mergulhadas na sociedade digital!