Neste primeiro eixo do curso Elaboração de Projetos vamos estudar o conceito de projeto, fazendo um resgate histórico para conhecer suas características metodológicas e suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem, principalmente quando se integra o uso das tecnologias e mídias. Mas, o que é projeto? É uma construção própria do ser humano que busca uma nova situação para satisfazer seus sonhos, seus ideais ou mesmo para responder às suas indagações no sentido de melhor compreendê-las. Desenvolver projetos envolve antever ações necessárias para transformar uma problemática em uma situação desejada.
“....entende-se por projeto um modo de agir do ser humano que define quem ele pretende ser e como se lançar em busca de metas” (MACHADO, 2000).
Leia o texto a seguir e faça um relato sobre seus projetos profissionais e compartilhe com seus colegas:
14 comentários:
oiiiiiiiiiiiiiii
Atualmente, trabalho no Instituto Olívia quatro noites e uma manhã, atuando nos demais turnos, no ramo da Advocacia. A ideia de projetos surgiu em minha vida de forma mais profunda neste ano de 2010, quando vim transferida para a Escola Olívia, pois nunca havia trabalhado especificamente com o Curso Normal, então tudo e todas as ideias que eu possa aprender serão necessárias a minha formação. Acrescido ao projeto de saber trabalhar dentro desta nova área, está a conclusão do curso de pós-graduação em processo civil, que realizo aos sábados em Novo Hamburgo. Projetos na vida pessoal, fechados por tempo indetermindado.
Projetos todos temos.
Considero como projeto de maior importância neste momento, o reconhecimento como professora do Curso Normal do Instituto Olívia, pois estou chegando a pouco na escola e no curso. Há muito o que fazer. Talvez, o curso de projetos me proporcione um caminho mais curto para alcançar meu projeto.
Atuamos na EMEF Bairro Moinho, onde estamos buscando, coletivamente, redimensionar a proposta da escola, trabalhando através de projetos. Está sendo uma experiência muito nova e enriquecedora para todos, pois estamos em busca de um trabalho pedagógico que venha de encontro aos interesses e necessidades da nossa comunidade.
Sou Fernanda Martins, trabalho atualmente em 3 escolas: Olívia, Kinder e Santa Teresinha.No Olívia estou iniciando um novo projeto, dentro da minha área que é a Educação Física, Projeto:"Dança na Escola", que será oferecido para alunos do ensino fundamental, estou bastante feliz, pois é algo que gosto muito e estou tendo a oportunidade de realizar este sonho.Quanto aos projetos pessoais tenho tantos, mas o principal é tentar novamente ter um bebê...
Quando penso em projeto logo lembro em construção, mudança e curiosidades porque para mim, projeto é isso, é pensar, construir, mudar. Tudo que fazemos na vida é um projeto, planejamos um final de semana, um aniversario e é assim que vamos registrando as nossas ações, e na escola não é diferente e é muito bom pois os alunos buscam e se empenham para realizar os projetos.
Trabalhar com projetos é muito gratificante atualmente trabalho na Faccat em curso de extensão com grupos de Terceira Idade e trabalhamos com projetos utilizando a informática como ferramenta e sem dúvida são realizados muitos projetos. A satisfação de apresentar aos seus familiares no final do ano na formatura e festa de confraternização foi emocionante.
Sou professora de matemática na Escola Osvaldo Cruz e Machado de Assis, e gostaria de oferecer aos meus alunos a oportunidade de trabalhar com projetos.
Desenvolver projetos é importante não só na vida escolar como na profissional e pessoal de cada ser humano.Propiciar a compreensão desse fato aos meus estudantes será mais importante do que qualquer conteúdo que eu possa ensinar.
Projetos são muitos tanto profissionais como pessoais.
No trabalho pretendo retornar para a faculdade para terminar o curso de Pedagogia e aprimorar cada vez mais meu trabalho em sala de aula e acredito que este curso vem de encontro para contribuir com o trabalho que realizo no laboratório de informática da APAE.
Sou professora de informática, e penso que trabalhar com projeto facilita muito o nosso dia a dia. sabe-se tem várias maneiras de trabalhar projeto, é gratificante, podendo ver o resultado no final quando os alunos apresentam e ficam maravilhado.
Projetos,sempre os tive,mas,na maioria das vezes não os co
locava em prática. O ano de 2010 para mim é um ano de mudanças,e,que chegou com novos projetos como: A faculdade
de Pedagogia,dar o melhor de mim na escola onde trabalho e aproveitar o máximo possível deste curso de elaboração de pŕojetos.
Projetos, uma forma de pensar para o futuro e projetar atravéz de uma organização de diversas maneiras na qual podemos mostrar os nossos objetivos de maneira organizada e tendo um sentido fundamentado.
Esperamos ter este curso como um projeto bem sucedido.
Sandra Oliveira e Eloisa Schmitt.
Alguns comentários sobre a proposta de Projetos do educador Fernando Hernández
Da leitura de alguns textos sobre o educador espanhol Fernando Hernández, observei que suas ideias baseiam-se nas de John Dewey, filósofo e pedagogo norte americano, que defendia a relação da vida com a sociedade, dos meios com os fins e da teoria com a prática.
A principal proposta do educador Fernando Hernández é reorganizar o currículo por projetos. O professor deve deixar o papel de “transmissor de conteúdos” para se transformar em um pesquisador e o aluno por sua vez passa a ser o sujeito do processo ensino aprendizagem. Em um projeto “todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto”, diz o educador espanhol Fernando Hernández.
Em um projeto de trabalho os próprios educandos começam a participar do processo de criação, procurando respostas e buscando soluções. Nesse processo a etapa mais importante é o levantamento de dúvidas e a definição dos objetivos da aprendizagem. Na organização do currículo por projetos de trabalho há a busca de respostas adequadas e soluções acertadas, facilitando assim a tomada de decisões, que ocorre no delineamento do processo.
De acordo com Fernando Hernández , devemos definir primeiramente os problemas, para só depois escolher as disciplinas mais adequadas para se trabalhar e encontrar soluções, pré-definindo-se os conteúdos,argumenta ainda, há muitas maneiras de garantir a aprendizagem e trabalhar com projeto é apenas uma das opções, o importante é oportunizar aos alunos diferentes situações para chegar até ela.
Os conteúdos devem estar relacionados com os objetivos de forma intrínseca, para que não se perca o que realmente se quer alcançar. É necessário estabelecer limites e metas para a culminância do trabalho. Os projetos de trabalho aproximam a escola do aluno e se associam muito à pesquisa sobre o interesse do educando, à curiosidade e investigação dos fatos atuais. Da mesma forma que o papel do professor, discutindo e dando sugestões, dirimindo dúvidas faz com todos se envolvam no projeto.
Segundo o educador, a escola é uma instituição que se organiza através de saberes historicamente acumulados e construídos, que devem ser resgatados, recuperados e conservados, acrescentando os saberes construídos e adquiridos no presente, sem esquecer que estando na era da tecnologia e globalização, esses saberes são dinâmicos e complexos, transformando-se vertiginosamente. Hoje não há donos de saberes, pois as verdades são transitórias e não permanentes.”
Desta forma, estamos todas as horas aprendendo Aprende-se a aprender todos os dias, bem como esta é a realidade de nossos alunos, não podemos deixar perder-se material tão rico, pois é através destes saberes que realmente estabeleceremos o quê e para quê ensinar.
O que achei mais importante nas considerações do educador, é a idéia de que trabalhar por projetos não significa seguir um método, pois o professor é um agente de mudança, olhando sempre para o futuro, no afã de educar alunos (e não para o passado) e por isso é necessário planejar, não seguir métodos.
Sou professora há vinte e cinco anos e quando ouvi falar
que deveriamos trabalhar com projetos fiquei um pouco assustada. Mas ao iniciar os primeiros fiquei gratificada vendo o interesse e a participação dos alunos.
Outro tópico importante do texto é o que fala no tempo que o professor deveria ter para conhecer seu aluno,sua vida, pois quando isto acontece este aluno fará diferença para o professor e este professor para o aluno.
Postar um comentário