Pages

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Projetos


Neste primeiro eixo do curso Elaboração de Projetos vamos estudar o conceito de projeto, fazendo um resgate histórico para conhecer suas características metodológicas e suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem, principalmente quando se integra o uso das tecnologias e mídias. Mas, o que é projeto? É uma construção própria do ser humano que busca uma nova situação para satisfazer seus sonhos, seus ideais ou mesmo para responder às suas indagações no sentido de melhor compreendê-las. Desenvolver projetos envolve antever ações necessárias para transformar uma problemática em uma situação desejada.


“....entende-se por projeto um modo de agir do ser humano que define quem ele pretende ser e como se lançar em busca de metas” (MACHADO, 2000).


Leia o texto a seguir e faça um relato sobre seus projetos profissionais e compartilhe com seus colegas:


14 comentários:

Anônimo disse...

oiiiiiiiiiiiiiii

Mara Elisa Port disse...

Atualmente, trabalho no Instituto Olívia quatro noites e uma manhã, atuando nos demais turnos, no ramo da Advocacia. A ideia de projetos surgiu em minha vida de forma mais profunda neste ano de 2010, quando vim transferida para a Escola Olívia, pois nunca havia trabalhado especificamente com o Curso Normal, então tudo e todas as ideias que eu possa aprender serão necessárias a minha formação. Acrescido ao projeto de saber trabalhar dentro desta nova área, está a conclusão do curso de pós-graduação em processo civil, que realizo aos sábados em Novo Hamburgo. Projetos na vida pessoal, fechados por tempo indetermindado.

neiva disse...

Projetos todos temos.
Considero como projeto de maior importância neste momento, o reconhecimento como professora do Curso Normal do Instituto Olívia, pois estou chegando a pouco na escola e no curso. Há muito o que fazer. Talvez, o curso de projetos me proporcione um caminho mais curto para alcançar meu projeto.

Angela e Fátima disse...

Atuamos na EMEF Bairro Moinho, onde estamos buscando, coletivamente, redimensionar a proposta da escola, trabalhando através de projetos. Está sendo uma experiência muito nova e enriquecedora para todos, pois estamos em busca de um trabalho pedagógico que venha de encontro aos interesses e necessidades da nossa comunidade.

Fernanda Martins disse...

Sou Fernanda Martins, trabalho atualmente em 3 escolas: Olívia, Kinder e Santa Teresinha.No Olívia estou iniciando um novo projeto, dentro da minha área que é a Educação Física, Projeto:"Dança na Escola", que será oferecido para alunos do ensino fundamental, estou bastante feliz, pois é algo que gosto muito e estou tendo a oportunidade de realizar este sonho.Quanto aos projetos pessoais tenho tantos, mas o principal é tentar novamente ter um bebê...

Luana Danieli disse...

Quando penso em projeto logo lembro em construção, mudança e curiosidades porque para mim, projeto é isso, é pensar, construir, mudar. Tudo que fazemos na vida é um projeto, planejamos um final de semana, um aniversario e é assim que vamos registrando as nossas ações, e na escola não é diferente e é muito bom pois os alunos buscam e se empenham para realizar os projetos.

Ceris disse...

Trabalhar com projetos é muito gratificante atualmente trabalho na Faccat em curso de extensão com grupos de Terceira Idade e trabalhamos com projetos utilizando a informática como ferramenta e sem dúvida são realizados muitos projetos. A satisfação de apresentar aos seus familiares no final do ano na formatura e festa de confraternização foi emocionante.

Sandra Sander disse...

Sou professora de matemática na Escola Osvaldo Cruz e Machado de Assis, e gostaria de oferecer aos meus alunos a oportunidade de trabalhar com projetos.
Desenvolver projetos é importante não só na vida escolar como na profissional e pessoal de cada ser humano.Propiciar a compreensão desse fato aos meus estudantes será mais importante do que qualquer conteúdo que eu possa ensinar.

Patricia Santos Streit disse...

Projetos são muitos tanto profissionais como pessoais.
No trabalho pretendo retornar para a faculdade para terminar o curso de Pedagogia e aprimorar cada vez mais meu trabalho em sala de aula e acredito que este curso vem de encontro para contribuir com o trabalho que realizo no laboratório de informática da APAE.

karla salazar disse...

Sou professora de informática, e penso que trabalhar com projeto facilita muito o nosso dia a dia. sabe-se tem várias maneiras de trabalhar projeto, é gratificante, podendo ver o resultado no final quando os alunos apresentam e ficam maravilhado.

Vanize Josete Brusius disse...

Projetos,sempre os tive,mas,na maioria das vezes não os co
locava em prática. O ano de 2010 para mim é um ano de mudanças,e,que chegou com novos projetos como: A faculdade
de Pedagogia,dar o melhor de mim na escola onde trabalho e aproveitar o máximo possível deste curso de elaboração de pŕojetos.

Anônimo disse...

Projetos, uma forma de pensar para o futuro e projetar atravéz de uma organização de diversas maneiras na qual podemos mostrar os nossos objetivos de maneira organizada e tendo um sentido fundamentado.

Esperamos ter este curso como um projeto bem sucedido.

Sandra Oliveira e Eloisa Schmitt.

Mara Port disse...

Alguns comentários sobre a proposta de Projetos do educador Fernando Hernández

Da leitura de alguns textos sobre o educador espanhol Fernando Hernández, observei que suas ideias baseiam-se nas de John Dewey, filósofo e pedagogo norte americano, que defendia a relação da vida com a sociedade, dos meios com os fins e da teoria com a prática.

A principal proposta do educador Fernando Hernández é reorganizar o currículo por projetos. O professor deve deixar o papel de “transmissor de conteúdos” para se transformar em um pesquisador e o aluno por sua vez passa a ser o sujeito do processo ensino aprendizagem. Em um projeto “todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto”, diz o educador espanhol Fernando Hernández.
Em um projeto de trabalho os próprios educandos começam a participar do processo de criação, procurando respostas e buscando soluções. Nesse processo a etapa mais importante é o levantamento de dúvidas e a definição dos objetivos da aprendizagem. Na organização do currículo por projetos de trabalho há a busca de respostas adequadas e soluções acertadas, facilitando assim a tomada de decisões, que ocorre no delineamento do processo.

De acordo com Fernando Hernández , devemos definir primeiramente os problemas, para só depois escolher as disciplinas mais adequadas para se trabalhar e encontrar soluções, pré-definindo-se os conteúdos,argumenta ainda, há muitas maneiras de garantir a aprendizagem e trabalhar com projeto é apenas uma das opções, o importante é oportunizar aos alunos diferentes situações para chegar até ela.

Os conteúdos devem estar relacionados com os objetivos de forma intrínseca, para que não se perca o que realmente se quer alcançar. É necessário estabelecer limites e metas para a culminância do trabalho. Os projetos de trabalho aproximam a escola do aluno e se associam muito à pesquisa sobre o interesse do educando, à curiosidade e investigação dos fatos atuais. Da mesma forma que o papel do professor, discutindo e dando sugestões, dirimindo dúvidas faz com todos se envolvam no projeto.
Segundo o educador, a escola é uma instituição que se organiza através de saberes historicamente acumulados e construídos, que devem ser resgatados, recuperados e conservados, acrescentando os saberes construídos e adquiridos no presente, sem esquecer que estando na era da tecnologia e globalização, esses saberes são dinâmicos e complexos, transformando-se vertiginosamente. Hoje não há donos de saberes, pois as verdades são transitórias e não permanentes.”

Desta forma, estamos todas as horas aprendendo Aprende-se a aprender todos os dias, bem como esta é a realidade de nossos alunos, não podemos deixar perder-se material tão rico, pois é através destes saberes que realmente estabeleceremos o quê e para quê ensinar.
O que achei mais importante nas considerações do educador, é a idéia de que trabalhar por projetos não significa seguir um método, pois o professor é um agente de mudança, olhando sempre para o futuro, no afã de educar alunos (e não para o passado) e por isso é necessário planejar, não seguir métodos.

Eunice Teresinha da S. Brito disse...

Sou professora há vinte e cinco anos e quando ouvi falar
que deveriamos trabalhar com projetos fiquei um pouco assustada. Mas ao iniciar os primeiros fiquei gratificada vendo o interesse e a participação dos alunos.
Outro tópico importante do texto é o que fala no tempo que o professor deveria ter para conhecer seu aluno,sua vida, pois quando isto acontece este aluno fará diferença para o professor e este professor para o aluno.

Postar um comentário