Para realizar esta atividade, faça a leitura da linha do tempo no endereço a seguir
http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod84666/conteudo/unidade_1/pg4.html, ou consulte a partir da página 15 do manual do aluno.
Escolha um dos teóricos apresentados e faça um estudo mais aprofundado de suas ideias. Destaque um aspecto importante considerado por ele em torno do conceito de projetos.
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12 comentários:
É muito interessante acompanhar a evolução da educação ao longo do tempo. Fato é que esta, sempre esteve presente no ideal humano, mesmo quando a história seguia a sua trajetória com estratégias "não tão evoluídas".Em diferentes tempos e lugares distintos, foram sendo construídas as ideias que norteiam a educação da atualidade, sempre deslumbrando um mundo melhor e projetando novos e infindáveis possibilidades e progressos.Percebo que a aprendizagem atravé de projetos carrega em si o poder da educação de transcender os limites do tempo.
Fatima
Devemos valorizar a teoria e prática dos nossos alunos, fazendo deles mais autônomos e críticos, educando como um todo.
Fazendo com que os alunos vão em busca do conteúdo, tornando as aulas mais prazerosas, incentivando à pesquisar. Que através de projetos e pesquisa façam com que os alunos aprendam á trocarem idéias e reflexão sobre o conteúdo se compartilhando novas experiências.
Hernandez e Ventura(1998) consideram os projetos de trabalho como articulação de conhecimentos escolares e que a perspectiva do conhecimento é global e relacional.Esta ferramenta possibilita a criação de estratégias de organização do conhecimento considerando as informações buscadas e a amplitude de busca para a resolução do problema levantado.
E o trabalho em sala de aula com projetos possibilita aos educandos a construção do conhecimento mais global e ao mesmo tempo enriquece a aprendizagem tornando-a mais significativa.
O que mais se escuta falar atualmente é a importância do trabalho por projetos pedagógicos. Então Pedagogia de Projetos de Aprendizagem.
“Ninguém educa ninguém”, nos lembra o mestre Paulo Freire numa bela página de Pedagogia do Oprimido [Paulo Freire, Pedagogia do Oprimido, Editora Paz e Terra, Rio de Janeiro, RJ, 6ª edição, 1979, p.79]. Se ele parasse aí, não haveria por que termos escolas. Mas ele continua: mas “ninguém se educa a si mesmo”.
Mas como pode se dar a educação, se ninguém educa ninguém e ninguém se educa a si mesmo? A resposta de Paulo Freire é clara e difícil de contestar: “os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo”. Em outras palavras: ninguém educa ninguém – mas ninguém se educa sozinho...
É por isso que o maior desafio da escola é motivar os alunos – fazer com que se interessem em aprender aquilo que o professor está tentando ensinar e que, em geral, está muito distante de seus interesses.
Seria tão mais fácil começar com aquilo que já os motiva naturalmente! Antes de chegar à escola as crianças são altamente motivadas para aprender – mas para aprender o que lhes interessa, o que lhes provoca a curiosidade, o que lhes desafia a engenhosidade...
Alguns comentários sobre a proposta de Projetos do educador Fernando Hernández
Da leitura de alguns textos sobre o educador espanhol Fernando Hernández, observei que suas ideias baseiam-se nas de John Dewey, filósofo e pedagogo norte americano, que defendia a relação da vida com a sociedade, dos meios com os fins e da teoria com a prática.
A principal proposta do educador Fernando Hernández é reorganizar o currículo por projetos. O professor deve deixar o papel de “transmissor de conteúdos” para se transformar em um pesquisador e o aluno por sua vez passa a ser o sujeito do processo ensino aprendizagem. Em um projeto “todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto”, diz o educador espanhol Fernando Hernández.
Em um projeto de trabalho os próprios educandos começam a participar do processo de criação, procurando respostas e buscando soluções. Nesse processo a etapa mais importante é o levantamento de dúvidas e a definição dos objetivos da aprendizagem. Na organização do currículo por projetos de trabalho há a busca de respostas adequadas e soluções acertadas, facilitando assim a tomada de decisões, que ocorre no delineamento do processo.
De acordo com Fernando Hernández , devemos definir primeiramente os problemas, para só depois escolher as disciplinas mais adequadas para se trabalhar e encontrar soluções, pré-definindo-se os conteúdos,argumenta ainda, há muitas maneiras de garantir a aprendizagem e trabalhar com projeto é apenas uma das opções, o importante é oportunizar aos alunos diferentes situações para chegar até ela.
Os conteúdos devem estar relacionados com os objetivos de forma intrínseca, para que não se perca o que realmente se quer alcançar. É necessário estabelecer limites e metas para a culminância do trabalho. Os projetos de trabalho aproximam a escola do aluno e se associam muito à pesquisa sobre o interesse do educando, à curiosidade e investigação dos fatos atuais. Da mesma forma que o papel do professor, discutindo e dando sugestões, dirimindo dúvidas faz com todos se envolvam no projeto.
Segundo o educador, a escola é uma instituição que se organiza através de saberes historicamente acumulados e construídos, que devem ser resgatados, recuperados e conservados, acrescentando os saberes construídos e adquiridos no presente, sem esquecer que estando na era da tecnologia e globalização, esses saberes são dinâmicos e complexos, transformando-se vertiginosamente. Hoje não há donos de saberes, pois as verdades são transitórias e não permanentes.”
Desta forma, estamos todas as horas aprendendo Aprende-se a aprender todos os dias, bem como esta é a realidade de nossos alunos, não podemos deixar perder-se material tão rico, pois é através destes saberes que realmente estabeleceremos o quê e para quê ensinar.
O que achei mais importante nas considerações do educador, é a idéia de que trabalhar por projetos não significa seguir um método, pois o professor é um agente de mudança, olhando sempre para o futuro, no afã de educar alunos (e não para o passado) e por isso é necessário planejar, não seguir métodos.
A discussão sobre Pedagogia de Projetos não é nova. Ela surge no início do século, com John Dewey e outros representantes da chamada "Pedagogia Ativa". Já nessa época, a discussão estava baseada numa concepção de "educação é um processo de vida e não preparação para a vida futura e a escola deve representar a vida presente- tão real e vital para o aluno com a que ele vive em casa, no bairro ou no pátio" (DEWEY, 1897)
Os tempos mudaram, veio a globalização, a informatização dos meios de comunicação, quase um século se passou, mas essa afirmação continua ainda atual.
Segundo Montessori, o objetivo da educação deve estar relacionado com a atenção que a criança, possibilitando a liberdade de escolher o material a ser utilizado, proporcionando a cooperação entre os envolvidos no pocesso.
Criticava os métodos tradicionais pois não respeitavam as necessidades e os mecanismos evolutivos do desenvolvimento da criança.
Neiva
Já havia lido paulo Freire, porém não tão a fundo como li agora. Uma das coisas que mais me impressionou na teoria dele foi a "Pedagogia do Oprimido" que consiste, conforme entendi, no papel da escola de conscientizar e desenvolver o senso crítico do aluno das classes menos favorecidas da sociedade a entender sua situação de oprimido e agir em favor da própria libertação. Também não sabia que havia sido ele o mentor do "Plano de Alfabetização de Adultos", tão conhecido atualmente. Aumentou muito minha admiração por Freire e o orgulho de te-lo como conterrâneo.
Frases de Célestin Freinet:
A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola
Se não encontrarmos respostas adequadas a todas as questões sobre educação, continuaremos a forjar almas de escravos em nossos filhos
Muitos dos conceitos e atividades escolares idealizados pelo pedagogo francês Célestin Freinet se tornaram tão difundidos que há educadores que os utilizam sem nunca ter ouvido falar no autor. É o caso das aulas-passeio (ou estudos de campo), dos cantinhos pedagógicos.
A pedagogia de Freinet se fundamenta em quatro eixos: a cooperação (para construir o conhecimento comunitariamente), a comunicação (para formalizá-lo, transmiti-lo e divulgá-lo), a documentação, com o chamado livro da vida (para registro diário dos fatos históricos), e a afetividade (como vínculo entre as pessoas e delas com o conhecimento).Penso que são eixos fundamentais e que dentro da sala de aula andam juntos para obter uma pratica produtiva, onde não somente o professor alcance seus objetivos, mas sim os alunos também.
A pedagogia de Freinet é baseada em quatro eixos:
COOPERAÇÃO:Construção do conhecimento comunitariamente.
COMUNICAÇÃO:Formalização, transmissão e divulgação do conhecimento.
DOCUMENTAÇÃO:Livro da vida com registro dos fatos diários
AFETIVIDADE:Vínculo entre as pessoas e delas com o conhecimento
Analisando os eixos pode-se notar que muitos professores já se utilizam das teorias de Freinet em suas práticas mesmo sem o saberem. Exemplo disto são algumas criações de Freinet e que são usadas corriqueiramente hoje, tais como:
Aulas-passeio
Jornal de classe
Cantinho pedagógico
Troca de correspondência entre escolas
No entanto o que mais me chamou atenção nesta leitura foi uma frase de Freinet que se aplica bem a prática dos projetos:
“É dever do professor criar uma atmosfera laboriosa na escola, de modo a estimular as crianças a fazer experiências, procurar respostas para as suas necessidades e inquietações, ajudando e sendo ajudado por seus colegas e buscando no professor alguém que organize o trabalho.”
Eloisa disse:
Segundo Hernández a organização do currículo deve ser feita por projetos de trabalho, com atuação conjunta de alunos e professores. As diferentes fases e atividades que compõem um projeto ajudam os estudantes a desenvolver a consciência sobre o próprio processo de aprendizagem.
Aletando que todo projeto precisa estar relacionado com os conteúdos, para não peder o foco. Além disso, é fundamental estabelecer limites e metas para a conclusão do trabalho.
O educador espanhol defende a reorganização do currículo por projetos, em vez das tradicionais disciplinas.Essa é aprincipal proposta do educador.
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