O que aprendemos sobre currículo por projetos com o uso de tecnologias neste eixo?
A partir das leituras, debates, indagações, produções elaboradas, cada participante pode revisitar suas experiências e aprendizagens acerca da temática desse Eixo de estudo, montar um texto e postar no Blog.
Bom trabalho!
Postagens até 27/09.
9 comentários:
Diversidade de linguagens e de formas de educação
Currículo é um conjunto de aprendizagem, habilidades e competências que está no nosso dia a dia. Represnta nossa caminhada que fazemos ao longo dos estudos, implicando tanto conteúdos estudados quanto atividade realizadas na escola.
"Seres humanos vão à escola com vários objetivos. Mas a existência da escola cumpre um objetivo antropológico muito importante: garantir a continuidade da espécie, socializando para as novas gerações as aquisições e invenções resultantes do desenvolvimento cultural da humanidade". (Elvira Souza Lima, p. 17)
Através das reflexões oportunizadas através dos eixos estudados, perpassamos pela teoria que sustenta propostas e possibilidades de trabalho pedagógico condizentes com os avanços tecnológicos e capazes de viabilizar um currículo mais significativo e dinâmico, ampliando a visão do conhecimento como processo individual que interfere no social.
"A aprendizagem é um processo múltiplo, isto, é, a criança utiliza estratégias diversas para aprender, com variações de acordo com o período de desenvolvimento.Desta forma, todas as estratégias são importantes e não são mutuamente exclusivas." (Elvira Lima, p. 34)
Este referencial teórico, entre outros sugeridos no curso, vêm corroborar com as questões debatidas durante os encontros, incentivando uma atuação pedagógica mais eficaz, através de projetos e, da consciência sobre as abordagens que balizam nossa prática.
Verificamos que as tecnologias estão a disposição de todos e que podem e devem ser utilizadas no contexto escolar para potencializar o alcance dos objetivos educacionais, proporcionando aos alunos o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a inclusão social de todos e a realização pessoal.
A organização de projetos se constitui como a construção de uma prática
Pedagógica centrada na formação global dos alunos. Um projeto gera situações de aprendizagem, ao mesmo tempo reais e diversificadas. Favorece assim a construção da autonomia e da autodisciplina por meio de situações criadas em sala de aula para a reflexão, discussão, tomada de decisão, observância de combinados e críticas em torno do trabalho em andamento proporcionado ao aluno, ainda, a implementação do seu compromisso com o social, tornando-o sujeito do seu próprio conhecimento. A modernidade vem na medida em que tanto a escola fez do currículo o seu eixo central quanto ela mesma tomou a si a tarefa de educar setores cada vez mais amplos da sociedade.
O currículo deve respeitar os princípios de autonomia, flexibilidade e participaçãode todos os segmentos da escola, com o objetivo de garantir a todos os alunos o acesso aos conhecimentos sistematizados. O professor deve orientar para a aprendizagem significativa, que se processa através de uma rede de conceitos, relacionando os novos aos conceitos pré- estabelecidos. A escola deve ter um currículo integrado e significativo , através da interconexão entre as áreas do conhecimento.
A escola, não é apenas um espaço social emancipatório ou libertador, mas também é um cenário de socialização da mudança. Sendo um ambiente social, tem um duplo currículo, o explicito e o formal, o oculto e informal. A prática do currículo é geralmente acentuada na vida dos alunos estando associada às mensagens de natureza afetiva e às atitudes e valores. O Currículo educativo representa a composição dos conhecimentos e valores que caracterizam um processo social. Ele é proposto pelo trabalho pedagógico nas escolas.
Atualmente, o currículo é uma construção social, e deve estar inteiramente vinculado a um momento histórico, à determinada sociedade e às relações com o conhecimento. Nesse sentido, a educação e currículo são vistos intimamente envolvidos com o processo cultural, como construção de identidades locais e nacionais
Hoje existem várias formas de ensinar e aprender, umas delas é o currículo oculto. O currículo oculto é o conjunto de atitudes, valores e comportamentos que não fazem parte que esta escrita no currículo, mas que são implicitamente ensinados através das relações sociais, das rotinas, das práticas e da configuração espacial e temporal da escola.
Ao pensarmos no homem como um ser histórico, também refletiremos em um currículo que atenderá, em épocas diferentes a interesses, em certo espaço e tempo histórico. Existe uma diferença conceitual entre currículo, que é o conjunto de ações pedagógicas e a matriz curricular, que é a lista de disciplinas e conteúdos do currículo
No exercício da função social da escola, cabe a construção de um projeto político-pedagógico, expresso no desenvolvimento de um currículo que ajude a compreender a complexidade dos fenômenos da realidade, articulando-os ao todo social de que faz parte. A trajetória de transformação da escola historicamente conservadora e racional para uma escola reflexiva e emancipadora (ALARCÃO, 2001) é um processo de mudança continuado, em construção, em conflito permanente com a ordem vigente. Exige esforço contínuo, racional, ético, coletivo e solidário; uma demonstração de que a prática pedagógica é, também, um campo aberto à formação e (re)construção da cidadania.
No desenvolvimento do currículo, formar alunos reflexivos implica em uma prática docente reflexiva, de que as instituições escolares são também responsáveis, pois a construção do projeto político-pedagógico das escolas exige uma permanente avaliação e formação
Com os avanços tecnológicos que estão ocorrendo constantemente na sociedade a escola precisa propor novas maneiras de ensinar, aprender e desenvolver o currículo, integrando diferentes tecnologias à sua prática pedagógica de forma significativa. Os professores ao trabalhar com projetos potencializam a articulação entre as áreas do conhecimento de forma integrada com as diferentes tecnologias e também colocam em foco as problemáticas que permeiam o cotidiano de seus alunos, dando assim sentido a prática docente, tornando os alunos sujeitos ativos do processo ensino aprendizagem
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