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segunda-feira, 5 de julho de 2010

Apresentação de slides - Atividade a Distância 02

Elaborar uma apresentação de slides (máximo 4 slides) sobre o teórico escolhido. Encaminhar anexo em email para smeprojetos@gmail.com até o dia 19/07.

2 comentários:

Eliane disse...

Freire -O mentor da educação para a consciência
Defendia, como objetivo da escola, ensinar o aluno a “ler o mundo” para poder transforma-lo;
A missão do professor é possibilitar a criação ou a produção do conhecimento, exercendo um papel diretivo e informativo sem renunciar a autoridade;
Ninguém ensina nada a ninguém, as pessoas também não aprendem sozinhas. “os homens se educam entre si mediados pelo mundo”.
Paulo Freire
Nasceu em 1921, no Recife;
Formou-se em direito mas não seguiu carreira, direcionando sua vida profissional para o magistério;
Em 1964 foi coordenador do Plano Nacional de Alfabetização do presidente João Goulart;
Quando ocorreu o golpe militar no Brasil foi preso por 70 dias e exilado no Chile;

Paulo Freire – O criador da Pedagogia do Oprimido
O objetivo maior da escola é conscientizar o aluno e desenvolver sua criticidade;
Levar, com isso, as parcela menos favorecidas da sociedade a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação;
Em 1964, quando assume o Plano Nacional de Alfabetização do governo João Goulart, formula o método de alfabetização de adultos que consistia no uso de palavras geradoras.

FREIRE - O MAIS CÉLEBRE EDUCADOR BRASILEIRO
No Chile escreveu seu livro mais famoso: Pedagogia do Oprimido;
Deu aulas nos E.U.A e na Suíça, e organizou planos de educação em países africanos
Volta ao Brasil em 1979 e foi nomeado doutor honoris em vários países;
Teve obras traduzidas em mais de 20 idiomas,
Morreu em 1997, vítima de enfarte

Sandra Oliveira disse...

Educar não é uma tarefa simples. Envolve muita responsabilidade. Afinal, é através da educação que se forma o adulto do futuro. As alternativas pedagógicas são várias. Algumas se preocupam com o conteúdo a ser passado ao aluno, outras com a formação de uma personalidade participativa e outras, ainda, com a formação do espírito. Escolher entre elas também não é fácil. Às vezes, são bem divergentes. Tudo vai depender de como o professor e a escola acham que devem preparar suas crianças para o mundo.
Freinet

O francês Célestin Freinet também acreditava que a criança devia estar no centro de tudo, sendo tratada pelo adulto em condições de igualdade. Era contra o autoritarismo sob qualquer aspecto, sendo contrário à avaliação quantitativa e à imposição de castigos e sanções. Isso não significa que, de acordo com a corrente pedagógica que criou, não deva haver ordem e disciplina em sala de aula.Ao contrário, o respeito mútuo entre professor e aluno é fundamental. O método Freinet é eminentemente participativo. O conhecimento é adquirido pela experiência e o aluno deve ser motivado a experimentar tudo quanto queira. Um dos princípios deste método é despertar, na criança, a afetividade, o senso de responsabilidade, o senso cooperativo, a sociabilidade e a autonomia reflexiva. Recursos como a aula-passeio e a imprensa escolar são usados para motivar o interesse dos alunos. De acordo com a pedagogia Freinet, o aluno deve escolher as estratégias de desenvolvimento dos conteúdos previstos no currículo e ser capaz de se auto-avaliar.

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