ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
1. Identificação
Nome do cursista
Nome da Escola:
Série: Número de alunos:
Professores envolvidos:
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Tema da proposta (nome do projeto, temática)
3. Justificativa
Problema/questão a ser resolvido/investigada (justificativa para o projeto – todo projeto surge de uma situação-problema ou algo que precisa ser investigado, melhorado.) Não se esqueça do embasamento teórico, fundamentado em qual teoria? quais teóricos falam deste problema? Valente, Moran, Paulo Freire, Piaget, Vygotsky? / Utilize citações de autores , internet...
4. Objetivo (s)
(o que espera alcançar)
5. Conteúdos
6. Disciplinas envolvidas
7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Mídias e tecnologias a serem utilizadas (internet, rádio, tv, vídeo, revista/jornal, softwares?)
9. Registro do processo
10. Avaliação e Resultados esperados
(que tipo de avaliação? quais instrumentos serão utilizados? de que forma?)
11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
No Blog da escola ,painéis, exposições dos trabalhos realizados durante o projeto.
12. Referências Bibliográfica.
(autores, citações, internet)
12 comentários:
PROJETO
Nome: Fátima Fabiane S. Hennemann
Escola: Escola Municipal Bairro Moinho
Série: 5ª ano
N° de alunos 24
Professora: Fátima Fabiane S. Hennemann
Problema: Bullying Escolar
Tema: O que é isso?
OBJETIVO GERAL:
Identificar a maneira como os alunos estão se relacionando entre sí e com seus professoras, a fim de conhecer e reconhecer o fenômeno Bullying como um conjunto de atitudes hostis e repetitivas que para alguns podem ser normais, porém no fundo esta normalidade pode ameaçar o direito à educação, ao desenvolvimento emocional e a boa convivência de todos.
PROJETO
Nome: Eunice Teresinha da Silva Brito
Escola: E.M.E.F. Nereu Wilhelms
Série: 5º ano
Nº de alunos:24
Professoras: Eunice e Veridiana
Tema: SHOW DE BOLA
Objetivos:
- Conhecer a história dos times gaúchos GRÊMIO e INTERNACIONAL.
_ Respeitar o time adversário em todos os momentos.
- Entender o quanto é importante sermos torcedores regrados e contidos, pois assim poderemos evitar grandes tragédias que vemos diariamente nos noticiários.
-Compreender a importância de saber ganhar e perder.
1. Identificação:
Nome do cursista: Rosane Edite Biazus
Nome da Escola: Escola Lajeadinho
Série: 3º ano Número de alunos: 11
Professores envolvidos: Rosane e Ademir (professor de informática)
2. Trabalho infantil
4. Objetivo (s)
Observar o trabalho infantil para poder discutir e comparar com a sua realidade;
Promover o conhecimento sobre os direitos da criança;
Dialogar sobre as conseqüências do trabalho infantil e levantar possibilidades de solução para esse problema.
Tarefa 4
Quanto mais me capacito como profissional, quanto mais sistematizo minhas experiências, quanto mais me utilizo do patrimônio cultural, que é patrimônio de todos ao qual todos devem servir, mais aumenta minha responsabilidade com os homens.( Paulo Freire)
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
1. Identificação
Nome: Karla Maria Reichert Salazar
Escola Municipal de Ensino Fundamental Princesa Isabel
Turma: 131 número de alunos 19
Professora envolvidos:
Professora: Bruna Kautzmann
Professora de Informática: Karla Maria Reichert Salazar
PROJETO: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA ESCOLA E EM CASA
Homero vai escola com sua família
2. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA: Dificuldade de realizar leituras e interpretação de pequenos textos, na escola e em casa.
4.Objetivo Geral: - Incentivar os alunos a realizarem a leitura na escola e em casa com prazer para desenvolver uma aprendizagem significativa.
1. Identificação
Angela Henrich
Nome da Escola: IEE Olívia Lahm Hirt
Série: 303 Número de alunos: 30
Professores envolvidos: Disciplina de Didática e
2. Problemática: Clareza para elaboração de projetos
Tema: Aprendizagem por projetos: competência para ensinar.
4. Objetivo (s)
-Desenvolver competências para elaboração de projetos interdisciplinares.
-Compreender que a aprendizagem através de projetos é mais significativa e eficaz.
Nome: Patrícia dos Santos Streit
Escola Especial Raio de Luz
N de alunos: 13 alunos
Professora: Patrícia dos Santos Streit
ema: Dança: Corpo e Movimento
Objetivo geral: Desenvolver a coordenação motora, expressão corporal, autoestima e o equilíbrio.
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
1. Identificação
Nome do cursista: Mara Elisa Port
Nome da Escola: Instituto E.E. Olívia Lahm Hirt
Série: Normal – Aproveitamento
Número de alunos: 30
Professores envolvidos: 02
2. Definição do Tema
Trabalhando com Projetos através dos tempos
4. Objetivo (s)
Considerando o que estamos aprendendo neste Curso, nos propomos a repassar para nossas alunas da Turma 601, do Normal Aproveitamento, a repassar as idéias dos educadores por nós estudados no Trabalho à Distância 01, para que também elas possam despertar para a necessidade de desenvolver uma metodologia de trabalho pedagógico , com a utilização de projetos, que valorize a participação do educando e do educador no processo ensino – aprendizagem
1. Identificação
Nome do cursista: Neiva Maria Tizato de Oliveira
Nome da Escola: IEE Olívia Lahm Hirt
Série: Número de alunos: 52
Professores envolvidos: 01
2. Tema: Hora do Conto – Conto e encanto
3. Objetivo: Promover sessões de contação de histórias e interpretação de textos, estimulando o gosto e o interesse pela leitura como fonte de informação e recreação; fortalecer o gosto pela leitura e escrita como fonte de desenvolvimento pessoal e social; aumentar o gosto pela leitura nas crianças; ampliar o público leitor;
1- Identificação
Nome: Eliane Ramos Hofman
Escola: Instituto E.E. Olívia Lanh Hirt
série: 2º ano do Ensino Médio, 35 alunos
Professores envolvidos: Artes (Cleonice), Literatura (Eliane) e Ensino Religioso (Eliane)
2-Tema
De acordo com a teoria de Paulo Freire existem três etapas para a conscientização do aluno. A primeira etapa é aquela em que o educador se inteira daquilo que o aluno conhece, não apenas para poder avançar no ensino de conteúdos, mas principalmente para trazer a cultura do educando para dentro da sala de aula. Partindo dessa concepção foi elaborado este projeto que visa entender como o jovem de hoje vê o mundo, a autoridade e como ele mostra seu descontentamento com os valores sociais, fazendo relações com o estilo Gótico, que teve origem no século XIX, quando acontecia o Romantismo (movimento artístico e literário).
De que forma o jovem de hoje protesta contra a realidade social?
3- Objetivos:
Conhecer a realidade do aluno para elaborar uma aula que consiga despertar seu interesse;
despertar o interesse do aluno pela literatura e as artes;
ajudá-los a perceberem, através de exemplos de personalidades do rock'roll, que
pertenceram ao estilo Gótico, que o uso de drogas não é a melhor maneira de mostrar seu descontentamento com os valores sociais;
Mostrar, que assim como eles, seus pais e professores também sentiam-se oprimidos pela sociedade e com isso diminuir as diferenças entre mestre e aluno.
1 Indentificação
Nome: Luana Danieli Reinheimer
Escola:EMEF Lajeadinho
Serie: 2ºano NºAlunos: 14
Professores envolvidos:
Sandra Oliveira, Vanize
2 Problema: Poluição
Tema: Quem ama, preserva
4 Objetivos:
Valorizar o interesse pela natureza para estar em paz coma mesma.
Perceber a importância da participação no cuidado com o meio ambiente.
Reconhecer que cada ser vivo tem suas características.
Aumentar a consciência ecológica de toda a comunidade envolvida, através de atividades teóricas e praticas.
Incentivar o espírito de preservação e renovação das florestas e da agua.
1)IDENTIFICAÇÃO:
Cursista: Sandra Sander
Escola: E.E.F. Osvaldo Cruz
Série: 7º ano – Turma: 72
Nº de alunos: 21 alunos
Professores envolvidos: Sandra (A título de consulta professores de ciências)
2) PROBLEMÁTICA:
A MATEMÁTICA NA ALIMENTAÇÃO
Definição do tema: O conhecimento e as estratégias matemáticas como ferramenta para a conscientização da importância de uma alimentação saudável.
Problema: Como a matemática pode auxiliar na conscientização da importância de uma alimentação saudável?
4) OBJETIVO:
Conscientizar os alunos da importância de uma alimentação saudável, usando a matemática como ferramenta para tal.
Eloisa disse
1 - Identificação
Nome: Maria Eloisa Cidade Araujo Schmitt
Escola: IEE Olívia Lahm Hirt
Série: 2º ano do Ensino Médio, 35 alunos
Professores Envolvidos: Artes(Cleonice), Literatura (Eliane), Ensino Religioso (Eliane)
2 - Tema
De acordo com a teoria de Paulo Freire existem três etapas para a conscientização do aluno. A primeira etapa é aquela em que o educador se intera daquilo que o aluno conhece, não apenas para poder avançar no ensino de conteúdos, mas princ ipalmente para trazer qa cultura do educando para dentro da sala de aula. Partindo dessa concepção foi elebrado este projeto que visa entender como o jovem de hoje vê o mundo, a autoridade e como ele mostra seu descvontentamento com os valores sociais, fazendo relações com o estilo Gótico, que teve origem no século XIX, quando acontecia o Romantismo (movimento artístico e literário). De que forma o jovem de hoje protesta contra a realidade social?
4 - Objetivos: Conhecer a realidade do aluno para elaborar uma aula que consiga despertar seu interesse;
despertar o interesse do aluno pela literatura e as artes;
ajudá-los a perceberem, através de exemplos de personalidades do rock'roll, que pertenceram ao estilo Gótico, que o uso de drogas não é a melhor maneira de mostrar seu descontentamento com os valoreds sociais;
mostrar, que assim como eles, seus pais e professores também sentiam-se oprimidos pela sociedade e com isso diminuir as diferenças entre mestre e aluno.
Postar um comentário