Com base na leitura sobre Papert e no vídeo poste um tópico sobre a evolução do uso da tecnologia na sala de aula, tendo como referência sua escola.
quinta-feira, 15 de julho de 2010
ATIVIDADE A DISTÂNCIA 03
Assista o vídeo com uma conversa entre Seymour Papert e Paulo Freire sobre a escola, aprendizagem, tecnologia, cultura e conhecimento.
11 comentários:
A informática em nossa escola vem adquirindo cada vez mais importancia. Os alunos aprendem usando as tecnologias como ferramentas que os apoiam no processo de reflexão e de construção do conhecimento, executando seus projetos de estudos
A informática nas escolas vem a cada momento sendo mais relevante, e constante a presença dos professores utilizando computador, via internet,pois abre caminho para a união do texto, do áudio e da imagem, com a possibilidade de interação em tempo real. A união destas ferramentas, faz com que o papel do professor comece a ser repensado e aponta para um futuro no qual só há uma certeza: a mudança constante.
No Instituto Olívia, o uso da tecnologia na sala de aula ainda está em fase de implantação.Os professores têm acesso a computadores e a internet na sala dos professores e em casa. Já os alunos só têm acesso em casa, pois o laboratório de informática está sendo ativado agora em 2010.
Percebe-se que Papert jé defendia na década de 60 o uso de computadores para promover a evolução no conhecimento e mudanças da educação.
Mesmo com ecesso limitado às tecnologias para uso em sala de aula, os professores tentam seguir a teoria de Paulo Freire, expressa no PPP da instituição, utilizando diferentes estratégias para a busca do conhecimento mais crítico e problematizador.
Tarefa nº2 ( correção)
Fernando Hernández, educador espanhol defende a reorganização do currículo por projetos, em vez das tradicionais disciplinas, como uma alternativa para tornar o processo de ensino e aprendizagem mais significativos.
Ele diz que a organização do currículo deve ser feita por projetos de trabalho, com atuação conjunta de alunos e professores. As diferentes fases e atividades que compõem um projeto ajudam os estudantes a desenvolver a consciência sobre o próprio processo de aprendizagem. Salienta, ainda, que todo projeto precisa estar relacionado com os conteúdos, para não perder o foco. Além disso, é fundamental estabelecer limites e metas para a conclusão do trabalho.
Ele se baseia nas idéias de John Dewey (1859-1952), filósofo e pedagogo norte-americano que defendia a relação da vida com a sociedade, dos meios com os fins e da teoria com a prática. Hernández põe em xeque a forma atual de ensinar.
Os projetos de trabalho significam, do seu ponto de vista, um enfoque do ensino que tenta ressituar a concepção e as práticas educativas na escola, e não simplesmente adaptar uma proposta do passado, atualizando-a. Quando falamos de projeto, o fazemos pelo fato de imaginarmos que possam ser um meio de ajudar-nos a repensar e refazer a escola.
tarefa 3
O uso das tecnologias vem dar maior significado à aprendizagem, uma vez que, são utilizadas para dar continuidade aos assuntos trabalhados em sala de aula e principalmente, para aprofundar esses os conhecimentos através da pesquisa, buscando respostas às indagações dos professores. Além disso, a aprendizagem se torna mais prazerosa, agregando também, o conhecimento sobre o próprio uso dessas tecnologias que servirão como base para o futuro escolar e profissional do aluno.
Rosane E. Biazus
Mesmo usando as novas tecnologias, como softwares e internet, a educação no Brasil ainda não conseguiu se livrar da forma tradicional de ensinar. O professor ainda adota a postura de "dono do conhecimento" que despeja o que sabe sobre os alunos. "O aluno lê e responde exercícios igual ao que era antes".
Os educadores deveriam estar preocupados em formar alunos críticos, capazes de construir o próprio conhecimento e a pesquisa seria um instrumento valioso, já que o procedimento pode proporcionar a interação e a troca de experiências entre os alunos.
Este é meu primeiro ano no Instituto Olívia. Pelo que percebo, há um projeto de implantação de maior número de computadores, o que deverá facilitar ce acrescentar muito na aprendizagem dos nossos alunos. Há muito defendo que a tecnologia é nossa grande aliada, tanto que muitas das comunicações que faço com meus alunos é por intermédio de e-mail e até do orkut. Se o professor souber usar este instrumento para conquistar os alunos, com certeza terá aulas mais ricas e maiores subsídios para discutir assuntos com a turma e a troca será bem maior.Na sala de professores de minha escola, existem dois computadores, nos quais há acesso à internet, e pelo que pude observar nestes poucos meses, sempre há proefessores realizando pesquisas e buscando novas informações.
Na minha escola, este ano estamos passando por algumas mudanças, onde os alunos pesquizam os conteúdos e utilizam os programas como internet, softwares,eles aprendem como fazer seus trabalhos, estamos deixando a aula tradicional, trocando pela tecnologias, cada dia estamos evoluindo. Os alunos da series iniciais também tem projeto, onde eles vão aprendendo de como lidar com a tecnlogias, e a fazerem seus trabalhos.Acho que cada vez a tecnoligias está avançando, nosso dia a dia, só falta nós, adquirir está ideia.
Sabemos que a evolução tecnológica é como uma bola de neve, isto é, cresce a cada dia, e a ausência desse conhecimento faz-nos distanciar gradativamente do mundo real. Mas e o adolescente? E a criança?
No Instituto Olívi,estamos passando pelo processo de informatização, com uma sala de informática; porém com os alunos, percebo que a grande maioria já se apropriou do usode tecnologias; muitos trazem computadores portáteis, câmeras digitais, celulares e, usam tais equipamentos para pesquisarnovos conhecimentos, elaborar apresentações, aperfeiçoando os conhecimentos adquiridos nas aulas tradicionais
O uso da tecnologia em sala de aula já vem ocorrendo na maioria das escolas, mesmo sem dispormos de computadores com internet em sala de aula. Alunos e professores pesquisam fora da escola.
Na escola em que trabalho dispomos de dois computadores na sala dos professores e os alunos, este ano contam com um laboratório de informática onde podem realizar suas pesquisas, tornando com isso nossas aulas mais interessantes.
Eloisa disse
O uso da tecnologia está cada vez mais sendo utilizada por alguns professores, sendo que os outros professores não usam porque não sabem utilizá-los. Em nossa escola temos muitos recursos até mesmo o laboratório de informática está sendo pouco utilizado, mas temos também: pesquisa com internet na bilbioteca, data Schow, vídeo, retroprojetor e outros. Que aos poucos os professores estaão utilizando cada vez mais.
Utilizaram muito este ano com o Projeto Lições do Rio Grande a elaborarem um vídeo em forma de peça de teatro, onde muitos alunos aprenderam muito. Isto mostra que a tecnologia está lenta mais está sendo utilizada.
Postar um comentário