Pages

quinta-feira, 15 de julho de 2010

SEYMOUR PAPERT



A maior vantagem competitiva é a habilidade de aprender O sul-africano Seymour Papert é um dos maiores visionários do uso da tecnologia na educação. Em plena década de 1960, ele já dizia que toda criança deveria ter um computador em sala de aula. Na época, suas teorias pareciam ficção científica. Entre 1967 e 1968, desenvolveu uma linguagem de programação totalmente voltada para a educação, o Logo. Mas a comunidade pedagógica só passou a incorporar as idéias de Papert a partir de 1980, quando ele lançou o livro Mindstorms: Children, Computers and Powerful Ideas – no qual mostrava caminhos para utilização das máquinas no ensino.
Leia mais...

http://www.dimap.ufrn.br/~jair/piu/artigos/seymour.html

3 comentários:

Patrícia dos Santos Streit disse...

O uso da tecnologia em sala de aula engrandece o trabalho tanto dos professores como dos alunos, os mesmos podem de maneira mais ágil estar conectados com o mundo e enriqucer sua aprendizagem, fazendo uso de diferentes fontes de comhecimento e podendo assim fazer um estudo mais "Fazer uso da Pedagogia da Curiosidade". Elaborar desafios, perguntas e não dar respostas prontas, fazer o aluno construir seu conhecimento.Fazer com que os alunos se mobilizem na busca de diferentes recursos de pesquisa para resolver uma situação complexa.

Patricia dos Santos Streit disse...

O uso da tecnologia em sala de aula engrandece o trabalho tanto dos professores como dos alunos, os mesmos podem de maneira mais ágil estar conectados com o mundo e enriquecer sua aprendizagem, fazendo uso de diferentes fontes de conhecimento e podendo assim fazer um estudo mais aprofundado. Como dizia FREIRE "Fazer uso da Pedagogia da Curiosidade". Elaborar desafios, perguntas e não dar respostas prontas, fazer o aluno construir seu conhecimento.Fazer com que os alunos se mobilizem na busca de diferentes recursos de pesquisa para resolver uma situação complexa.

Sandra Sander disse...

Creio que o uso da tecnologia nas escolas que trabalho ainda está trilhando o caminho do ensino tradicional. A internet está funcionando como uma enciclopédia e o computador como um caderno digitalizado.É preciso mais do que isto. É necessário que se mude a forma de ensinar. Uma frase de Papert resume a idéia: "Não devemos aprender a dar respostas certas ou erradas temos que a aprender a solucinar problemas". Para isto é preciso que o professor leve em conta que não só a forma de ensinar deve mudar como também o currículo, caso contrário o aluno poderá aprender mais em casa, pesquisando assuntos do seu interesse do que na escola. É o início de uma caminhada, para nós professores principalmente, são novastecnologias a cada dia que demandam novas formas de ensinar e aprender.

Postar um comentário